A Periodontia é a especialidade da odontologia que trata as doenças gengivais por meio de um controle preventivo promovendo saúde bucal e sistêmica. Otimiza a estética com intervenções cirúrgicas nas quais harmonizamos sorriso gengival, recobrimos raízes expostas e áreas protéticas afins.
Vale destacar que o tratamento periodontal é a base para inúmeras outras especialidades odontológicas e precisa ser levada em consideração antes de alguns procedimentos como colocação de aparelho dentário, implantes e próteses.
O tratamento preconizado atualmente segue duas vertentes, a prevenção e a estética.
Tratamento periodontal preventivo: É proposto ao paciente um condicionamento periódico no qual é avaliado e tratado o controle de placa bacteriana e remoção de tártaro acima e abaixo do nível gengival, fatores responsáveis pelo processo inflamatório da gengiva .Os sintomas mais comuns são sangramento, vermelhidão e edema gengivais.
Tratamento periodontal estético: Manobras cirúrgicas são realizadas no intuito de corrigir e harmonizar altura do sorriso, raízes descobertas, freios labias e linguais, além da possibilidade de reestabelecer tecido gengival ao redor de próteses e implantes.
© 2021. Todos os Direitos Reservados.
Deixe seus dados para ser direcionado(a) para nosso WhatsApp. Caso não consiga contato, retornaremos o quanto antes.
O que é ortodontia? Especialidade da Odontologia que estuda, previne e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento faciais, dentários e da oclusão. O tratamento ortodôntico aprimora a saúde dentária e periodontal pois facilita a higiene bucal, corrige os contatos oclusais promovendo a eficácia da mastigação e a correta distribuição das forças mastigatórias, melhora a estética do sorriso e promove o adequado posicionamento dos lábios.
A ortodontia pode ser classificada em: preventiva, interceptativa e corretiva de acordo com o momento da abordagem.
Ortodontia preventiva e Interceptativa: quando o tratamento é realizado na dentição de leite ou quando já existe a presença de alguns dentes permanentes, corrigindo ou preservando o desenvolvimento dentário e esquelético, antes da erupção dos dentes permanentes. Os aparelhos utilizados podem ser: aparelhos mantenedores de espaços fixos ou removíveis, aparelhos ortopédicos maxilares ou aparelhos ortodônticos fixos parciais.
Ortodontia corretiva: quando o tratamento é realizado na dentição permanentes com a finalidade de correção de uma maloclusão já instalada, através de aparelhos ortodônticos fixos ou alinhadores invisíveis, e nāo possui limite de idade.