Os problemas de ATM (Articulação Temporomandibular) assim como as dores na região da articulação, os estalos e zumbidos podem surgir quando o paciente apresenta má oclusão dentária e consequente desordem na função mastigatória.
Dores de cabeça, dores de ouvido e dores musculares também começam a aparecer afetando músculos da face irradiando para pescoço, ombros e costas.O bruxismo e o apertamento dentário são disfunções que agravam as dores da ATM e também devem ser tratadas.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares e a Ortodontia são as especialidades que se integram no tratamento dessas disfunções quando elas são resultantes de problemas oclusais e funcionais.
O tratamento, geralmente, é multidisciplinar necessitando de acompanhamento com profissionais de outras especialidades da Odontologia, médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogas.
© 2021. Todos os Direitos Reservados.
Deixe seus dados para ser direcionado(a) para nosso WhatsApp. Caso não consiga contato, retornaremos o quanto antes.
O que é ortodontia? Especialidade da Odontologia que estuda, previne e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento faciais, dentários e da oclusão. O tratamento ortodôntico aprimora a saúde dentária e periodontal pois facilita a higiene bucal, corrige os contatos oclusais promovendo a eficácia da mastigação e a correta distribuição das forças mastigatórias, melhora a estética do sorriso e promove o adequado posicionamento dos lábios.
A ortodontia pode ser classificada em: preventiva, interceptativa e corretiva de acordo com o momento da abordagem.
Ortodontia preventiva e Interceptativa: quando o tratamento é realizado na dentição de leite ou quando já existe a presença de alguns dentes permanentes, corrigindo ou preservando o desenvolvimento dentário e esquelético, antes da erupção dos dentes permanentes. Os aparelhos utilizados podem ser: aparelhos mantenedores de espaços fixos ou removíveis, aparelhos ortopédicos maxilares ou aparelhos ortodônticos fixos parciais.
Ortodontia corretiva: quando o tratamento é realizado na dentição permanentes com a finalidade de correção de uma maloclusão já instalada, através de aparelhos ortodônticos fixos ou alinhadores invisíveis, e nāo possui limite de idade.